Coxinha
Preferência nacional e muito fácil de fazer. Essa da foto é de shimeji e empanada na farinha panko. Mas tem um infinidade de opções de recheios e pode empanar na farinha de rosca que fica sensacional.
Eu faço assim:
Massa de coxinha:
1/2 kg de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1 litro de fundo vegetal- o caldo de legumes (se não tiver eu uso um truque na minha cozinha: misturo uma colher de chá de curry em 1 litro de água
1 colher de chá de sal
1- Peneire a farinha enquanto esquenta o fundo.
2- Junte o óleo e o sal ao fundo.
3- Quando estiver fervendo despeje a farinha toda de uma vez e abaixe o fogo.
4- Segure com uma luva o cabo da panela bem forte e com a outra mão mexa vigorosamente a massa com uma colher de pau.
5- Vai parecer uma massaroca, mas é isso mesmo. Mexa com força até ficar uma bola de massa soltando do fundo da panela.
6- Despeje tudo numa bancada levemente untada. Espere só alguns segundos e mexa a massa, sovando levemente, quente mesmo, até ficar lisa.
7- Com o recheio já frio, pegue porções de massa, ainda quente, do tamanho desejado e faça bolinhas. Aperte o centro da bolinha com o dedo formando um buraquinho. Segure a massa com os outros dedos e com os polegares dentro do buraquinho vá girando a massa até formar um ninho. Coloque uma porção de recheio dentro do ninho e feche as pontas para cima usando as laterais do polegar e do indicador, sempre girando.
8- Depois de todas as coxinhas modeladas num tabuleiro- se for de tamanho médio rende de 50 a 60- prepare as 3 etapas para empanar:
9- primeiro passe cada coxinha numa travessa com farinha de trigo, depois numa tigela com amido cru e água, numa consistência de creme de leite, e por fim na farinha de rosca. Deixe sempre uma mão seca e a outra molhada para melhor organização.
10- Frite as coxinhas em óleo quente e deixe no papel toalha para absorver o óleo. Mas também pode assar.
Comentários
Postar um comentário