Coxinha



Preferência nacional e muito fácil de fazer. Essa da foto é de shimeji e empanada na farinha panko. Mas tem um infinidade de opções de recheios e pode empanar na farinha de rosca que fica sensacional. É só escolher uma farinha de rosca feita de pão sem ingredientes de animais. As empacotadas vem com descrição dos ingredientes na embalagem.


Massa de coxinha:

1/2 kg de farinha de trigo
1/2 copo americano de óleo - isso dá uns 100 ml
1 litro de fundo vegetal- o caldo de legumes
1 colher de chá de sal


1- Peneire a farinha enquanto esquenta o fundo.
2- Junte o óleo e o sal ao fundo.
3- Quando estiver fervendo despeje a farinha toda de uma vez e abaixe o fogo.
4- Segure com uma luva o cabo da panela bem forte e com a outra mão mexa vigorosamente a massa com uma colher de pau.
5- Vai parecer uma massaroca, mas é isso mesmo. Mexa com força até ficar uma bola de massa soltando do fundo da panela.
6- Despeje tudo numa bancada levemente untada. Espere só alguns segundos e mexa a massa, sovando levemente, quente mesmo, até ficar lisa.
7- Com o recheio já frio, pegue porções de massa, ainda quente, do tamanho desejado e faça bolinhas. Aperte o centro da bolinha com o dedo formando um buraquinho. Segure a massa com os outros dedos e com os polegares detro do buraquinho vá girando a massa até formar um ninho. Coloque uma porção de recheio dentro do ninho e feche as pontas para cima usando as laterais do polegar e do indicador, sempre girando.

8- Depois de todas as coxinhas modeladas num tabuleiro- se for de tamanho médio rende de 50 a 60- prepare as 3 etapas para empanar:
9- Primeiro passe cada coxinha numa travessa com farinha de trigo, depois numa tigela com amido e água, numa consistência levemente cremosa, e por fim na farinha de rosca. Deixe sempre uma mão seca e a outra molhada para melhor organização.
10- Frite as cozinhas em óleo quente e deixe no papel toalha para absorver o óleo. Mas também pode assar.








Comentários

Postagens mais visitadas