Escabeche de berinjela


    Fez tempo, mas muito tempo que essa receita está na minha lista. Penso em receitas dia e noite e as ideias brotam. Problema é que não consigo dar conta de fazer todas as ideias. Tinha comido uma vez na vida escabeche com animal morto e um dia pensei em replicá-lo usando berinjela. Como acontece com muitas das ideias que tenho, vi no google que muita gente também já havia pensado.

 Hoje finalmente consegui tirar da lista receitas a fazer e pôr na lista minhas melhores receitas. Peguei uma receita original, de animal morto. Esse prato não é uma caponata, é ácido porque o objetivo original era conservar o pobre animal. Então vou dizer o passo a passo, mas, como todas as minhas melhores receitas, não tem quantidades, sigo minha intuição.


1- Corte duas berinjelas ao meio de comprido e cada metade ao meio novamente (não lembro se é francesa ou inglesa esse corte).
2- Coloque os pedaços em uma tigela, cubra com água e sal.
3- Deixe passar uma noite e um dia na geladeira.
4- Esprema bem, se tiver muito sal lave.
5- Prepare uma marinada com shoyu, vinagre, limão, orégano, molho de pimenta e molho inglês.
6- Deixe marinar mais uma noite na geladeira. A marinada não precisa ser de imersão, pode ser só para molhar cada pedaço.

7- A receita original é frita, mas a minha não. Disponha os pedaços de berinjela numa assadeira e cubra com: pimentão vermelho, pimentão amarelo e cebola em juliene, e alho em lâminas. Regue com óleo e asse em forno médio por pelo menos meia hora. Deve ficar bem macia e sem suco. No final acrescente o tomate, para que ele asse porém não vire um purê.
8- Fica deliciosamente macia, doce, salgada, e ácida na medida certa. Maravilhosa!




Gostou da receita? Acompanhe Café com Leide no youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas