Nardek, o mel de melancia russo






Mel. Muitas pessoas ainda consomem mel roubado de abelhas e não se atentam para a falta de ética que há nisso. As abelhas produzem o mel para si próprias e os humanos as escravizam para roubar seu trabalho. E nosso especismo costuma ser inversamente proporcional ao tamanho do indivíduo não humano: quanto menor o indivíduo maior nosso especismo.

Dito isso vamos produzir nosso próprio mel. Eu consumo muito o melado de cana e as vezes, muito as vezes, pois é caro, o xarope de maple. Existem outras opções. Mas recentemente descobri uma que nunca tinha ouvido falar. Vi num blog sobre a Rússia (me desculpe não citar mas não lembro mais o nome do blog) uma receita de mel feito de melancia. Parte da mesma ideia do xarope de romã, muito comum no Oriente Médio.

Achei a receita fácil e promissora. Estou postando aqui o resultado que obtive com meia melancia média. Como era pouco (é pouco, acredite), não reduzi até o ponto que mandava a receita. A cor original é de âmbar a marrom. Eu parei no ponto da foto acima por ter pouca quantidade. Então a receita está incompleta. Mas já gostei assim.


A receita:

1- Corte a polpa de três melancias e bata no liquidificador com semente e tudo.
2- Coe.
3- leve ao fogo numa panela grande e larga em fogo baixo para reduzir e vá tirando a espuma de cima.
4- Quando reduzir bastante, uns dois terços, coe num voal ou filtro de café.






5- Leve ao fogo novamente para reduzir até a cor e consistência de mel. (Ainda não é essa, tem que reduzir mais). Eu usei assim nesse ponto como calda numa sobremesa de natal, que postarei o vídeo no youtube ainda essa semana, no meu canal Café com Leide.





Gostou da receita? Quer aprender as minhas receitas autorais? Inscreva-se no meu canal no youtube: café com leide























Comentários

Postagens mais visitadas