Manjar de coco com ameixa

Esta é uma receita tradicional e muito conhecida. É  muito fácil de fazer e fica bem gostoso. A versao vegana é com certeza mais leve, saborosa e saudável. Podem acreditar. Eu já versoes só com o leite de coco e  coco+soja. Resolvi testar com amêndoas e ficou demais!


1 coco de  + ou - 500g
pitada de sal
4 xícaras de chá de água morna
1 xícara de chá de amêndoas cruas hidratadas (8 horas de molho em água fria)
4 colheres de sopa de açúcar (rasas)
3 colheres de sopa de amido de milho (rasas)

Calda:
200g de ameixa seca sem caroço
2 colheres de açúcar (pode ser mascavo)
1/2 xícara de água

Separe o coco da casca (eu nao retiro a pele), pique e bata no liquidificador com a água morna até triturar bem. Coe em peneira fina. Está pronto o leite de coco. Nao jogue o resíduo, uso para fazer pao, bolo, cocada, biscoitos.
Bata o leite novamente com as amêndoas. Coe e guarde o resíduo também, use para fazer cookies.
Misture o amido, a pitada de sal e o açúcar no leite misto e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com colher de pau, até engrossar. Continue mexendo por mais 2 minutos e retire do fogo. Despeje em forma, de preferência de furo central, mas pode ser outra, gelada e molhada. Espere esfriar um pouco e guarde na geladeira.

A calda: leve os ingredientes ao fogo (6 das ameixas picadinhas, para engrossar a calda) e deixe ferver por uns 5 minutos.

Quando o manjar estiver frio desenforme num prato, enfeite com as ameixas inteiras e com uma colher jogue por cima a calda. Sirva gelado.







Comentários

Postagens mais visitadas