Torta de banana
Minha mãe fazia essa torta e eu adorava. Mas hoje além de ser vegana, nao sou mais tao louca por açúcar, então adaptei a receita para o veganismo e para ficar um pouco mais saudável. Acrescentei o germe de trigo e cortei o açúcar pela metade (na receita original faz-se uma calda com uma xícara de açúcar para cobrir as bananas, mais uma xícara na massa e mais algumas colheres para polvilhar com canela), eu uso só uma xícara para fazer tudo. Pode usar o mascavo, também que fica delícia, só muda a cor. Eu gosto de usar farinha branca e o germe , mas também pode usar metade de farinha integral.
5 bananas nanicas pequenas bem maduras
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de germe de trigo
1 e 1/2 xícara de água morna
1/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de vinagre branco
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de canela em pó
Unte uma forma média redonda com óleo e use duas colheres do açúcar da xícara para polvilhar, forre todo o fundo da forma com fatias de bananas cortadas no sentido do comprimento.
Retire mais duas colheres do açúcar da xícara e misture com a canela. Reserve.
Misture os outros ingredientes secos numa vasilha e vá juntando os líquidos mexendo bem. Deve ficar uma massa fofa.
Despeje essa massa sobre as bananas e polvilhe por cima com o açúcar com canela. Asse em forno pré- aquecido, na temperatura máxima por 25 minutos.
Espere esfriar para desenformar. É só cobrir com um prato grande e virar a forma e por na mesa, a torta cai no prato sozinha.
OBS: uso xícara de 280 ml, tipo caneca.
OBS: uso xícara de 280 ml, tipo caneca.
Comentários
Postar um comentário