Tortilha assada



 Bem, eu conhecia o omelete de grão de bico, que pelo que sei foi criado pela moça do blog Papa Capim. E conhecia a receita de omelete de tofu, que pelo que sei também, foi criada pela Renata, do VegVida. O de grão de bico fiz várias vezes, achei delícia, mas meu corpo não digeria bem. Acho que ficava um tanto mal cozido. O de tofu eu só tive paciência de fazer mexido mesmo.

Daí veio a Leve. Eu fazia refeições diárias, com cardápio variadíssimo e, só, para atender um público maior, fazia somente pratos sem glúten. Daí nunca pude servir o de grão de bico para os clientes porque leva aveia. E botei no cardápio o de tofu, que fiz baseado no da Renata. E meti aquele omelete gigantesco na minha pobre frigideira antiaderente e, claro, foi um desastre.

Como cozinha é igual ao teatro, o show não pode parar e você tem que se virar para consertar tudo, despejei tudo numa forma untada e assei. E foi assim que surgiu um dos meus pratos preferidos: omelete de tofu assado. Postarei depois. 


E quando chegou o dia da comida espanhola na Leve lógico que lembrei da popularíssima tortilha. E, por causa do glúten, fiz para os clientes com tofu, usando a receita de omelete. E já fiz direto no forno porque né. E ficou maravilhosa. Então segue a minha receitinha de tortilha de tofu assada:



batata                      600g

tofu firme                350g
cebola                      250g
água                         3/4 xícara de chá
polvilho azedo         2 colheres de sopa
azeite                       2 colheres de sopa
sal                            1/2 colher de chá
levedo de cerveja     1 colher de café
cúrcuma                    1 colher de chá

Obs: Uso pouco sal porque o tofu do Leo já tem sal.

1- Corte as batatas e asse (ou pode fritar como na receita original). Polvilhe sal e reserve.

2- Corte a cebola em cubos médios e frite em um fio de óleo, com sal e pimenta do reino (opcional).
3- Bata o tofu com os outros ingredientes até obter um creme espesso e homogêneo.
4- Misture tudo numa tigela e despeje numa forma antiaderente, ou numa forma de alumínio untada com óleo.
5- Leve ao forno quente até dourar e o tofu ficar firme.
6- Sirva quente.







Comentários

  1. Parece uma delícia, eu adoro batata, não tem como ficar ruim. O omelete de grão de bico é algo que sempre quis testar, parece ser muito bom.
    https://verdeveggie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas