Banoffee pie com doce de leite de girassol e chantilly de coco fácil


   Nessa postagem deixarei três receitas. A da torta e duas criações minhas:

1- chantilly feito com o coco fresco
2- doce de leite feito com semente de girassol.

   Receita 1

  A banoffee pie. 


Bati 200 g de bolacha maizena no liquidificador até virar uma farinha.
Misturei a ela 3 colheres de óleo de coco (pode ser creme vegetal).
Forrei o fundo de uma forminha pequena de fundo removível, prensando bem.
Deixei na geladeira por 2 horas ou mais.

Cobri com o doce de leite. E com banana. Depois com o chantilly.
E deixei na geladeira por mais uma hora. Depois foi devorada em cinco minutos.

 








     Receita 2

    Quando fiz o curso de cozinheira no senac aprendi a fazer caramelo francês. Corri fazer com creme de leite de soja e fiquei toda feliz que dava para dar uma enganada no lugar do doce de leite. Hoje vejo um monte de receita de doce de leite feito dessa mesma forma, que para mim é caramelo e não doce de leite. Fiz com creme de castanha de caju, que tem mais consistência e ficou bem melhor. Mas é muito caro e pouco acessível. Foi então que tive a ideia, ontem, de fazer com semente de girassol, que é bem mais barato. 

Deixei de molho 1/2 xícara de sementes sem casca. Lavei e bati com meia xícara de água até virar um creme. E depois segui a receita do caramelo que já havia postado aqui anos atras.

 Fica muito boa a consistência. A textura não ficou tão lisa nesse primeiro teste, mas me agradou. E o sabor tem um quê de acastanhado, mas muito bom.





   Receita 3


    Vi em vários sites, gringos e daqui, que se pegar o leite de coco e bater faz chantilly. Mas todos diziam a mesma coisa: tem que ser o de lata! O de lata vem da Tailândia e onde moro não tem mesmo. Um dia pensei "será mesmo que tem que ser o de lata?". Fiz um leite de coco, com pouca água e deixei na geladeira a noite toda. No dia seguinte a gordura havia se separado do leite. Retirei com cuidado só a parte da gordura e bati. Deu certo!

Então, fazer chantilly com leite de coco não é ideia minha. Minha contribuição foi só a de ajudar todo mundo a ter acesso. Agora vai! Receitas com chantilly me aguardem. Fiz diversas vezes e percebi que nem sempre bate bem firme. Daí você pode usar uma pitada de goma xantana que ajuda. Esse da foto foi com goma. E sem açúcar, que é para quebrar um pouco o doce da torta.





Gostou da receita? Acompanhe Café com Leide no youtube.
























Comentários

  1. Wynn Las Vegas - iTanium-ART.com
    Wynn Las Vegas apple watch stainless steel vs titanium is an upscale retail resort titanium tools located on the Las Vegas Strip that's titanium white on the brink 2020 edge titanium of a titanium bicycle $2.7 billion hotel tower.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas