Dicas: feijao

Os nutricionistas vegetarianos aconselham a variaçao de feijoes no cardápio. Eu cozinho um tipo de  feijao à cada 3 dias. Cada um é mais rico em algum nutriente, e é bem mais saudável fazer esse rodízio, sem contar que tem mil maneiras de preparar cada um!

"Dentre os componentes do feijão, destacam-se principalmente os compostos fenólicos, substâncias antioxidantes vinculadas a um menor risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer e a uma menor incidência de doenças degenerativas (Machado, Ferruzzi & Nielsen, 2008); a isoforma 1 do inibidor da alfa-amilase, que apresenta potencial efeito no combate à obesidade e no tratamento adjuvante do diabetes (Obiro, Zhang & Jiang, 2008); e as fibras solúveis que, depois de ingeridas, se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago, o que acarreta uma maior sensação de saciedade. Tal “gel” atrai as moléculas de gordura e de açúcar, que são eliminados pelas fezes, ajudando assim, a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue."

Consumido junto com arroz integral forma uma cadeia de aminoácidos essencial. E ainda  é rico em ferro, que para ser bem absorvido pelo organismo precisa ser consumido junto com vitamina C, entao consuma uma fruta, como laranja, de sobremesa. Postei o texto acima porque a maioria das pessoas que se preocupa com o sobre peso costuma tirá-lo da dieta, na verdade é um grande equívoco, pois alimentaçao saudável nao eleva a massa corpórea. Geralmente o responsável por isso é o  desequilíbrio, com ingestao de refinados, carboidratos simples e frituras em excesso!

Eu vario entre: carioquinha, preto, fradinho, branco, lentilha, ervilha seca (partida ou inteira), grao de bico, azuki e estou conhecendo o tremoço.

Comentários

  1. Eu estou encantada com seu blog! Finalmente, encontrei um lugar com receitas simples de executar e enteder. Agradeço muito por você disponibilizar seu tempo conosco e compartilhar seus conhecimentos.
    Um beijo, a partir de hoje sempre presente por aqui, Maysa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Maysa! Estou compartilhando o pouco que sei para ajudar os animais!

    ResponderExcluir
  3. Olá Leide, tudo bem? Gostei muito desse poste e apesar de parecer bobo, adoraria algumas postagens de como fazer os feijões de uma forma diferente daquela clássica entre nós brasileiros. É sempre bom variar mas não tenho idéias.

    Um grande beijo e tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas